quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Instrumentos do Assistente Social

Instrumentos de apreensão da realidade



A visita domiciliar: 

Instrumento para o conhecimento da realidade vivida pelo usuário no seu território. Se constitui no ir ao local de residência do usuário, ao seu território de moradia (GERBER, p.10). Para Mioto (2001 apud GERBER, p. 10 ), a visita domiciliar “tem como objetivo conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das relações, aspectos esses que geralmente escapam à entrevista de gabinete”.


A entrevista 

Instrumento para o conhecimento dos fatos vivenciados a partir do diálogo com o usuários. Reúne duas ou mais pessoas, com a finalidade de compreender, constatar ou identificar uma determinada situação. A entrevista é um momento de escuta ativa e reflexiva por parte do Assistente Social. A partir da elaboração de perguntas bem elaboradas e com objetivo de captar informações sobre as diversas situações vividas pelo usuário, o profissional estará atento à demanda principal trazida por ele, assim como às outras situações que possam existir na vida do usuário para intervir  - por meio de socialização de informações e encaminhamentos - nas questões e demandas postas pelo entrevistado. Importante: antes de iniciar a entrevista, o/a assistente social, deverá organizar o espaço/local onde a mesma ocorrerá, os documentos que necessitará (formulários, prontuários, folders, caneta...), tomar o devido cuidado com o sigilo do momento (fechar a porta, por exemplo), adequar o local onde se dará a entrevista. (FAVERO e outros apud GERBER, p. 11).


A observação

A observação é uma técnica muito utilizada, mas pouco entendida. Observar é: ouvir com atenção, não fazer pré julgamentos e/ou discriminação. Envolve atitudes de perceber, tomar conhecimento de uma situação/demanda ou acontecimento que possa ajudar a explicar ou a compreender a realidade dos sujeitos/usuários atendidos. Lembrar sempre, que em um primeiro momento, vemos a aparência do real, mas que devemos ir para além desta aparência para podermos desvendá-la. (GERBER, p. 11)


Perícia Social

Perícia social é uma análise/exame detalhado de uma determinada situação social. Tem a finalidade de emitir um parece técnico sobre a situação/questão estudada pelo assistente social. Via de regra, envolve uma situação conflituosa que necessita da manifestação de um especialista para que seu estudo e parecer sirva de elemento para a decisão do conflito (Ação Sócio Pericial). (GERBER, p. 12)


Estudo social

O estudo social é um instrumento utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas específicas. (MIOTO apud GERBER, p.12).




Fonte do estudo: GERBER, 2011 - https://www.amavi.org.br/sistemas/pagina/setores/associal/arquivos/2011/Texto-Oficina-de-Servico-Social-Elaboracao-de-Estudos-e-Parecer-Social.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário